sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Conteúdos e Capacidades Mínimas




PREFEITURA MUNICIPAL DE CABO FRIO
Região dos Lagos – Estado do Rio de Janeiro
Secretaria Municipal de Educação
Departamento Técnico Pedagógico – Divisão de Supervisão
Serviço de Programas Especiais / Coordenação de Alfabetização


Capacidades mínimas do 2º trimestre 2011
Conteúdos (REDEALFA) 
1. Reconhecimento e UTILIZAÇÃO dos diferentes tipos de letras (alfabeto completo), de acordo com as necessidades.
Alfabeto:
- Sistema de Escrita (distinção das letras de outras formas gráficas).
- Conhecimento das letras (identificação e conhecimento dos seus nomes).
- Categorização gráfica das letras (diferentes tipos de letras – o emprego das letras em diversos contextos que envolvem a escrita).
- Categorização funcional das letras (correspondência letra/som).
- O emprego das letras minúsculas e maiúsculas.
2. Escrita do nome completo. 
Alfabeto:
- Sistema de Escrita (distinção das letras de outras formas gráficas).
- Conhecimento das letras (identificação e conhecimento dos seus nomes).
- Categorização gráfica das letras (diferentes tipos de letras – o emprego das letras em diversos contextos que envolvem a escrita).
- Categorização funcional das letras (correspondência letra/som).
- O emprego das letras minúsculas e maiúsculas.
- Ordem das letras na escrita.
- Sílabas que compõem a palavra.
- Relação entre fala e representação gráfica na escrita.
3. Correspondência letra/som. 
Alfabeto:
- Conhecimento das letras (identificação e conhecimento dos seus nomes).
- Categorização gráfica das letras (diferentes tipos de letras – o emprego das letras em diversos contextos que envolvem a escrita).
- Categorização funcional das letras (correspondência letra/som).
- Ordem das letras na escrita.
- Sílabas que compõem a palavra.
- Relação entre fala e representação gráfica na escrita.
4. Compreensão e UTILIZAÇÃO da ordem alfabética (letra inicial).
Alfabeto:
- Conhecimento das letras (identificação e conhecimento dos seus nomes).
- Categorização gráfica das letras (diferentes tipos de letras – o emprego das letras em diversos contextos que envolvem a escrita).
- O emprego das letras minúsculas e maiúsculas.
- Ordem das letras na escrita.
5. Escrita de palavras memorizadas e de palavras com grafia desconhecida. 
Alfabeto:
- Sistema de Escrita (distinção das letras de outras formas gráficas).
- Conhecimento das letras (identificação e conhecimento dos seus nomes).
- Categorização gráfica das letras (diferentes tipos de letras – o emprego das letras em diversos contextos que envolvem a escrita).
- Categorização funcional das letras (correspondência letra/som).
- Ordem das letras na escrita.
- Sílabas que compõem a palavra.
- Relação entre fala e representação gráfica na escrita.
Nota: A produção escrita da agenda, diariamente, é fundamental para o desenvolvimento dessa capacidade
6. Escrita de frases significativas.
- Alfabeto:
  • Sistema de Escrita (distinção das letras de outras formas gráficas).
  • Conhecimento das letras (identificação e conhecimento dos seus nomes).
  • Categorização gráfica das letras (diferentes tipos de letras – o emprego das letras em diversos contextos que envolvem a escrita).
  • Categorização funcional das letras (correspondência letra/som).
  • Ordem das letras na escrita.
  • Sílabas que compõem a palavra.
  • Relação entre fala e representação gráfica na escrita.

 
- Ampliação e (re) construção do vocabulário oral e escrito.
- Identificação da palavra na frase (função dos espaçamentos em branco entre as palavras).
- Pontuação.
- Escrita alfabética e ortográfica de palavras.
- Uso social da escrita. 
7. Identificação e reconhecimento da função de diferentes gêneros de textos.
- Identificação de diferentes gêneros de texto.
- Reconhecimento das várias estruturas de linguagem a partir da diagramação, da ilustração e do reconhecimento sobre o gênero.
- Função social da escrita e seus diferentes usos (listas, tabelas, gráficos, bilhetes...).
8. Leitura de palavras e frases.
- Alfabeto:
  • Conhecimento das letras (identificação e conhecimento dos seus nomes).
  • Categorização gráfica das letras (diferentes tipos de letras – o emprego das letras em diversos contextos que envolvem a escrita).
  • Categorização funcional das letras (correspondência letra/som).
  • Ordem das letras na escrita.
  • Sílabas que compõem a palavra.
  • Relação entre fala e representação gráfica na escrita.

 
- Práticas de leitura: leitura de nomes, palavras, frases, símbolos, imagens...
- Leitura, compreensão e interpretação de material linguístico variado.
- Reconhecimento das várias estruturas de linguagem a partir da diagramação, da ilustração e do reconhecimento sobre o gênero.
- Identificação da palavra na frase (função dos espaçamentos em branco entre as palavras).
9. Interpretação e representação numérica (quantidade/ código até 30). 
- Agrupamentos e reagrupamentos.
- Agrupamentos de base decimal: unidades e dezenas (composição e decomposição de numerais).
- Função do número: código, quantidade, medida (tempo – calendário e relógio) e ordem (números ordinais).
- Contagem e escrita numérica (representação e traçado).
- Sequência numérica (igualdade e diferença, antecessor e sucessor, ordem crescente e decrescente, maior e menor, mais e menos).
10. Resolução de situações-problema envolvendo adição e subtração simples.
- Conceitos de adição e subtração: cálculo mental e sistematização.
- Agrupamentos e reagrupamentos.
- Agrupamentos de base decimal: unidades e dezenas (composição e decomposição de numerais).
- Função do número: código, quantidade, medida e ordem (números ordinais).
- Contagem e escrita numérica. 
11. Compreensão e utilização de agrupamentos de base decimal .
- Agrupamentos de base decimal (composição e decomposição)
- Contagem e escrita numérica
12. Interpretação de dados em gráficos simples.
- Gráficos e tabelas:
- finalidade desses gêneros.
- contagem e escrita numérica.
- comparação de quantidades (igualdade e diferença, maior e menor, mais e menos).
Fonte: Referencial de Alfabetização do Município de Cabo Frio (REDEALFA - 2007) e Capacidades mínimas previstas para o 1º Ano de Escolaridade – 2011.
NOTA: Esta lista de conteúdos refere-se às capacidades mínimas a serem desenvolvidas pelos alunos durante o 2º trimestre / 2011; é preciso cuidado para não deixar de ensinar os conteúdos das outras de conhecimento (ver Plano de Curso da Unidade Escolar e REDEALFA).

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