Capacidades mínimas do 2º trimestre 2011 |
Conteúdos (REDEALFA)
|
1. Reconhecimento e UTILIZAÇÃO dos diferentes tipos de letras (alfabeto completo), de acordo com as necessidades. |
Alfabeto:
- Sistema de Escrita (distinção das letras de outras formas gráficas).
- Conhecimento das letras (identificação e conhecimento dos seus nomes).
- Categorização gráfica das letras (diferentes tipos de letras – o emprego das letras em diversos contextos que envolvem a escrita).
- Categorização funcional das letras (correspondência letra/som).
- O emprego das letras minúsculas e maiúsculas.
|
2. Escrita do nome completo. |
Alfabeto:
- Sistema de Escrita (distinção das letras de outras formas gráficas).
- Conhecimento das letras (identificação e conhecimento dos seus nomes).
- Categorização gráfica das letras (diferentes tipos de letras – o emprego das letras em diversos contextos que envolvem a escrita).
- Categorização funcional das letras (correspondência letra/som).
- O emprego das letras minúsculas e maiúsculas.
- Ordem das letras na escrita.
- Sílabas que compõem a palavra.
- Relação entre fala e representação gráfica na escrita.
|
3. Correspondência letra/som. |
Alfabeto:
- Conhecimento das letras (identificação e conhecimento dos seus nomes).
- Categorização gráfica das letras (diferentes tipos de letras – o emprego das letras em diversos contextos que envolvem a escrita).
- Categorização funcional das letras (correspondência letra/som).
- Ordem das letras na escrita.
- Sílabas que compõem a palavra.
- Relação entre fala e representação gráfica na escrita.
|
4. Compreensão e UTILIZAÇÃO da ordem alfabética (letra inicial). |
Alfabeto:
- Conhecimento das letras (identificação e conhecimento dos seus nomes).
- Categorização gráfica das letras (diferentes tipos de letras – o emprego das letras em diversos contextos que envolvem a escrita).
- O emprego das letras minúsculas e maiúsculas.
- Ordem das letras na escrita.
|
5. Escrita de palavras memorizadas e de palavras com grafia desconhecida. |
Alfabeto:
- Sistema de Escrita (distinção das letras de outras formas gráficas).
- Conhecimento das letras (identificação e conhecimento dos seus nomes).
- Categorização gráfica das letras (diferentes tipos de letras – o emprego das letras em diversos contextos que envolvem a escrita).
- Categorização funcional das letras (correspondência letra/som).
- Ordem das letras na escrita.
- Sílabas que compõem a palavra.
- Relação entre fala e representação gráfica na escrita.
Nota: A produção escrita da agenda, diariamente, é fundamental para o desenvolvimento dessa capacidade
|
6. Escrita de frases significativas. |
- Alfabeto:
Sistema de Escrita (distinção das letras de outras formas gráficas).
Conhecimento das letras (identificação e conhecimento dos seus nomes).
Categorização gráfica das letras (diferentes tipos de letras – o emprego das letras em diversos contextos que envolvem a escrita).
Categorização funcional das letras (correspondência letra/som).
Ordem das letras na escrita.
Sílabas que compõem a palavra.
Relação entre fala e representação gráfica na escrita.
- Ampliação e (re) construção do vocabulário oral e escrito.
- Identificação da palavra na frase (função dos espaçamentos em branco entre as palavras).
- Pontuação.
- Escrita alfabética e ortográfica de palavras.
- Uso social da escrita.
|
7. Identificação e reconhecimento da função de diferentes gêneros de textos. |
- Identificação de diferentes gêneros de texto.
- Reconhecimento das várias estruturas de linguagem a partir da diagramação, da ilustração e do reconhecimento sobre o gênero.
- Função social da escrita e seus diferentes usos (listas, tabelas, gráficos, bilhetes...).
|
8. Leitura de palavras e frases. |
- Alfabeto:
Conhecimento das letras (identificação e conhecimento dos seus nomes).
Categorização gráfica das letras (diferentes tipos de letras – o emprego das letras em diversos contextos que envolvem a escrita).
Categorização funcional das letras (correspondência letra/som).
Ordem das letras na escrita.
Sílabas que compõem a palavra.
Relação entre fala e representação gráfica na escrita.
- Práticas de leitura: leitura de nomes, palavras, frases, símbolos, imagens...
- Leitura, compreensão e interpretação de material linguístico variado.
- Reconhecimento das várias estruturas de linguagem a partir da diagramação, da ilustração e do reconhecimento sobre o gênero.
- Identificação da palavra na frase (função dos espaçamentos em branco entre as palavras).
|
9. Interpretação e representação numérica (quantidade/ código até 30). |
- Agrupamentos e reagrupamentos.
- Agrupamentos de base decimal: unidades e dezenas (composição e decomposição de numerais).
- Função do número: código, quantidade, medida (tempo – calendário e relógio) e ordem (números ordinais).
- Contagem e escrita numérica (representação e traçado).
- Sequência numérica (igualdade e diferença, antecessor e sucessor, ordem crescente e decrescente, maior e menor, mais e menos).
|
10. Resolução de situações-problema envolvendo adição e subtração simples. |
- Conceitos de adição e subtração: cálculo mental e sistematização.
- Agrupamentos e reagrupamentos.
- Agrupamentos de base decimal: unidades e dezenas (composição e decomposição de numerais).
- Função do número: código, quantidade, medida e ordem (números ordinais).
- Contagem e escrita numérica.
|
11. Compreensão e utilização de agrupamentos de base decimal . |
- Agrupamentos de base decimal (composição e decomposição)
- Contagem e escrita numérica
|
12. Interpretação de dados em gráficos simples. |
- Gráficos e tabelas:
- finalidade desses gêneros.
- contagem e escrita numérica.
- comparação de quantidades (igualdade e diferença, maior e menor, mais e menos).
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário