Sugestões para desenvolvimeto dos Princípios Fundamentais do Sistema de Escrita
PARA QUE O ALUNO POSSA REFLETIR SOBRE TAIS PRINCÍPIOS, É IMPORTANTE QUE LHE SEJAM PROPORCIONADAS ATIVIDADES DE:
comparação entre palavras quanto ao número de letras e ao número de sílabas;
escrita de palavras e de textos que sabe de cor ou ditados pelo professor;
análise fonológica (rimas, reconhecimento de palavras que comecem, terminem ou tenham partes com sons iguais)
estratégias de leitura, iniciando com a tentativa do reconhecimento de palavras (busca de informações na capa de um livro, no título de um texto, leitura de textos memorizados...);
composição e decomposição de palavras (são aquelas atividades que possibilitam a análise e a síntese de palavras);
formar palavras utilizando silabários e letras móveis;
comutação de letras e de sílabas para formação de outras palavras;
familiarização das letras;
escrita de palavras estáveis (nomes);
acesso e exploração de vários tipos de textos;
escrita individual e coletiva;
produção escrita de listas de palavras (dar uma função para esta lista);
reflexão sobre a produção de textos (dar uma função para os mesmos) etc.
OBSERVAÇÃO:
As atividades de reflexão sobre o sistema de escrita alfabético são muito importantes, mas elas precisam ser mediadas pelo professor através das intervenções e das informações dadas.
O professor precisa ter cuidado para não ficar apenas oralizando as reflexões acerca do sistema de escrita. O aluno necessita ver o registro da escrita para pensar sobre ela.
Nenhum comentário:
Postar um comentário