segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Sugestões para desenvolvimeto dos Princípios Fundamentais do Sistema de Escrita

PARA QUE O ALUNO POSSA REFLETIR SOBRE TAIS PRINCÍPIOS, É IMPORTANTE QUE LHE SEJAM PROPORCIONADAS ATIVIDADES DE:

 comparação entre palavras quanto ao número de letras e ao número de sílabas;
 escrita de palavras e de textos que sabe de cor ou ditados pelo professor;
 análise fonológica (rimas, reconhecimento de palavras que comecem, terminem ou tenham partes com sons iguais)
 estratégias de leitura, iniciando com a tentativa do reconhecimento de palavras (busca de informações na capa de um livro, no título de um texto, leitura de textos memorizados...);
 composição e decomposição de palavras (são aquelas atividades que possibilitam a análise e a síntese de palavras);
 formar palavras utilizando silabários e letras móveis;
 comutação de letras e de sílabas para formação de outras palavras;
 familiarização das letras;
 escrita de palavras estáveis (nomes);
 acesso e exploração de vários tipos de textos;
 escrita individual e coletiva;
 produção escrita de listas de palavras (dar uma função para esta lista);
 reflexão sobre a produção de textos (dar uma função para os mesmos) etc.

OBSERVAÇÃO:

As atividades de reflexão sobre o sistema de escrita alfabético são muito importantes, mas elas precisam ser mediadas pelo professor através das intervenções e das informações dadas.

O professor precisa ter cuidado para não ficar apenas oralizando as reflexões acerca do sistema de escrita. O aluno necessita ver o registro da escrita para pensar sobre ela.

Nenhum comentário: